• Novo
yerba mate planta
search
  • yerba mate planta
  • ilex paraguariensis semillas
  • Yerba mate - Sobre 12 semillas

Erva mate - 1 plant

(Ilex paraguariensis)
24,34 €

Árvore perene nativa da América do Sul, também conhecida como Yerba de los Jesuitas ou Yerba del Paraguay. Esta árvore pode atingir 15 metros de altura.

Quantidade

A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma planta interessante tanto por sua origem quanto por seus múltiplos usos. Originária da região da bacia do Paraná na América do Sul, especialmente em países como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a erva-mate tem sido utilizada por séculos pelas comunidades indígenas guaranis. Essas comunidades preparavam uma infusão com as folhas secas da planta, conhecida como "mate", que não só lhes proporcionava energia e resistência, mas também desempenhava um papel importante social e cerimonial. Atualmente, o mate se tornou uma bebida tradicional e culturalmente significativa em muitos países sul-americanos, apreciada tanto por seus efeitos estimulantes, devido ao seu conteúdo de cafeína, quanto por suas propriedades antioxidantes e sua capacidade de fomentar a socialização.

Do ponto de vista botânico, a erva-mate pertence à família Aquifoliaceae, a mesma família do azevinho. É uma árvore perene que pode atingir até 15 metros de altura em seu habitat natural, embora no cultivo seja mantida mais baixa para facilitar a colheita. Suas folhas são coriáceas, de forma oblonga e bordas serrilhadas, de cor verde escuro na parte superior e mais claro na parte inferior. As flores da erva-mate são pequenas e brancas, dispostas em cachos axilares. O fruto é uma drupa globosa de cor arroxeada, que contém uma semente. Esta planta tem uma notável capacidade de se adaptar a diferentes condições de solo e clima, o que contribui para sua ampla distribuição e cultivo.

O cultivo da erva-mate requer condições específicas para prosperar. Prefere climas subtropicais com temperaturas moderadas e alta umidade, típicas das regiões onde é tradicionalmente cultivada. O solo ideal para o seu cultivo é profundo, bem drenado e rico em matéria orgânica. O processo de cultivo inclui o plantio de sementes ou estacas, que se desenvolvem em viveiros antes de serem transplantadas para o campo. As plantas de erva-mate precisam de cerca de 4 a 5 anos para atingir a maturidade e poderem ser colhidas. A colheita das folhas é geralmente realizada uma vez por ano e, após a colheita, as folhas passam por um processo de secagem e cura que inclui o sapeco (exposição breve ao fogo), secagem e moagem para o consumo final. Esse cuidadoso processo garante que a erva-mate conserve suas características organolépticas e suas propriedades benéficas.

Más detalles

Ilex paraguariensis
8 Itens

Ficha informativa

Família
Aquifoliaceae
Exposição ao sol
Meia sombra
Sol
Tempo de semeadura (Hemisfério Norte)
Abril
Julho
Junho
Maio
Outubro
Setembro
Zonas de resistência (USDA)
9a
9b
10a
10b
11a
11b
Ciclo
Perene
Cor da flor
Branca
Folhagem
Perennifolio
Espaçamento
4-6m
Altura
12-16m
Novo

Questions (0)

No customer questions for the moment.


Your Question has been successfully sent our team. Thanks for question!
Ask a question
hide form
Comentários (0)