- Esgotado
Erva mate - 1 plant
Árvore perene nativa da América do Sul, também conhecida como Yerba de los Jesuitas ou Yerba del Paraguay. Esta árvore pode atingir 15 metros de altura.
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma planta interessante tanto por sua origem quanto por seus múltiplos usos. Originária da região da bacia do Paraná na América do Sul, especialmente em países como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a erva-mate tem sido utilizada por séculos pelas comunidades indígenas guaranis. Essas comunidades preparavam uma infusão com as folhas secas da planta, conhecida como "mate", que não só lhes proporcionava energia e resistência, mas também desempenhava um papel importante social e cerimonial. Atualmente, o mate se tornou uma bebida tradicional e culturalmente significativa em muitos países sul-americanos, apreciada tanto por seus efeitos estimulantes, devido ao seu conteúdo de cafeína, quanto por suas propriedades antioxidantes e sua capacidade de fomentar a socialização.
Do ponto de vista botânico, a erva-mate pertence à família Aquifoliaceae, a mesma família do azevinho. É uma árvore perene que pode atingir até 15 metros de altura em seu habitat natural, embora no cultivo seja mantida mais baixa para facilitar a colheita. Suas folhas são coriáceas, de forma oblonga e bordas serrilhadas, de cor verde escuro na parte superior e mais claro na parte inferior. As flores da erva-mate são pequenas e brancas, dispostas em cachos axilares. O fruto é uma drupa globosa de cor arroxeada, que contém uma semente. Esta planta tem uma notável capacidade de se adaptar a diferentes condições de solo e clima, o que contribui para sua ampla distribuição e cultivo.
O cultivo da erva-mate requer condições específicas para prosperar. Prefere climas subtropicais com temperaturas moderadas e alta umidade, típicas das regiões onde é tradicionalmente cultivada. O solo ideal para o seu cultivo é profundo, bem drenado e rico em matéria orgânica. O processo de cultivo inclui o plantio de sementes ou estacas, que se desenvolvem em viveiros antes de serem transplantadas para o campo. As plantas de erva-mate precisam de cerca de 4 a 5 anos para atingir a maturidade e poderem ser colhidas. A colheita das folhas é geralmente realizada uma vez por ano e, após a colheita, as folhas passam por um processo de secagem e cura que inclui o sapeco (exposição breve ao fogo), secagem e moagem para o consumo final. Esse cuidadoso processo garante que a erva-mate conserve suas características organolépticas e suas propriedades benéficas.
Más detalles
Ficha informativa
- Família
- Aquifoliaceae
- Exposição ao sol
- Meia sombra
Sol - Tempo de semeadura (Hemisfério Norte)
- Abril
Julho
Junho
Maio
Outubro
Setembro - Zonas de resistência (USDA)
- 9a
9b
10a
10b
11a
11b - Ciclo
- Perene
- Cor da flor
- Branca
- Folhagem
- Perennifolio
- Espaçamento
- 4-6m
- Altura
- 12-16m
Questions (0)
No customer questions for the moment.