

Planta tropical cultivada pelas suas cápsulas cheias de fibras brancas e macias, usadas na produção de tecidos. Muito valorizada na agricultura e na indústria têxtil.
Gossypium hirsutum é uma planta herbácea ou arbustiva originária da América Central e das Caraíbas, amplamente cultivada em regiões quentes de todo o mundo pelas suas fibras têxteis valiosas. É a espécie de algodão mais cultivada a nível global, sendo responsável pela maior parte da produção comercial.
Os seus caules podem atingir entre 1 e 2 metros de altura, com folhas lobadas e flores de cor branca ou amarelada que, após a polinização, dão origem a cápsulas (ou "capulhos") contendo sementes envolvidas em longas fibras brancas e macias. Estas fibras, depois de colhidas e processadas, são usadas na produção de tecidos, fios e outros produtos têxteis.
Além do seu uso industrial, a planta também tem importância ecológica e agrícola, sendo fonte de néctar para insetos polinizadores. As sementes, depois de separadas das fibras, são utilizadas para extração de óleo e como alimento para animais.
É cultivada como planta anual, embora possa comportar-se como perene em condições favoráveis. Necessita de climas quentes, boa exposição solar e solos bem drenados para se desenvolver adequadamente.
Ficha informativa
No customer questions for the moment.